sexta-feira, 4 de abril de 2008

CURTA ANTROPOLOGIA






François Laplantine (apud LAPLANTINE, 1996, p.16) diz que “Só pode ser considerada como antropologia uma abordagem integrativa que objetive levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade”. Levando em conta a sua argumentação podemos pensar em vários fatores que caracterizam o estudo do homem. É a partir dessa idéia que o projeto Curta Antropologia está fundamentado. Com a proposta de estudar os costumes, as problemáticas, a cultura, a política, entre outros aspectos de uma cidade da Zona da Mata Norte pernambucana.
Ainda hoje essa área trás consigo os maus tratos da época colonial. Bastante prejudicada pela monocultura do açúcar e pela pouca infra-estrutura das cidades. Os moradores não têm muita opção de desenvolvimento na área, como, também, lutam contra um grande inimigo as queimadas da cana-de-açúcar que afeta a saúde de muitos moradores. Porém, essa região carrega uma cultura fortíssima, como por exemplo, o artesanato de Tracunhaém.
A idéia central do projeto é unir história, antropologia e cinema através da construção de um trabalho de pesquisa de campo. Os alunos poderão analisar e aprofundar-se as situações vividas por um município escolhido.
Foram dadas três opções de tema:
1) A religião da cidade de São Severino do Ramo;
2) O artesanato de Tracunhaém;
3) A monocultura do açúcar.
Caso o aluno não queira nenhum desses três temas deve deixar um recado na comunidade da turma de 1° período de história (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=44424202) no tópico “ENQUETE SOBRE O TEMA”, se não for o caso o aluno deve votar na enquete criada: http://www.orkut.com/CommPollResults.aspx?cmm=44424202&pct=1207337947&pid=688702709.

2 comentários:

Are Thays disse...

os três assuntos são muito enriquecedores... qq um q for escolhido será bem vindo!

mas meu voto vai pra Saõ Severino do Ramo!

bjos galeraa

Priscila disse...

Isso aqui tá muito lindo!
Já dei meu voto na comunidade, e qualquer coisa, estamos aí.
Sei que meu tempo é restrito, mas posso contribuir com alguns textos, dicas de livros e filmes, e já fiz curso de fotografia...
Enfim, estou disposta a ajudar. Se bem que já está muito bem gerenciado, certo? ;)

Beijos, pessoas. E parabéns pelo blog e pelo projeto, idéias fantásticas.